Verdadeira Vontade

Thelema template.gif

Thelema
Termos & Conceitos
Livro da Lei
Números em Thelema
Aleister Crowley


Nuit | Hadit | Horus
Babalon | Chaos
Aiwass | Ankh-af-na-khonsu


93
Abrahadabra
Aeons
Agape
Ânsia de Resultado
AUMGN
Dizendo Vontade
Chefes Secretos
Choronzon
Cidade das Pirâmides
Corpo de Luz
Estela da Revelação
Grande Obra
Magick
Noite de Pan
Sagrado Anjo Guardião
Sagrados Livros de Thelema
Verdadeira Vontade

Verdadeira Vontade é um conceito que se refere ao verdadeiro propósito de cada homem e cada mulher.

Origens do termo

A frase Verdadeira Vontade não aparece no Livro da Lei. Não obstante, os vários comentários de Crowley no Livro habitualmente postulam que cada indivíduo tem uma Verdadeiro Vontade única e incomensurável que determina seu próprio curso na vida. Esta "invenção" de Crowley parece ser uma tentativa para explicar como algumas ações podem estar erradas (ou "falsas") quando "Não há lei além de Faze o que tu queres". (CCXX III:60) Ações que estão em conformidade com a Verdadeira Vontade são consideradas estarem corretas, enquanto ações intencionais que que divergem da Verdadeiro Vontade podem estar, não obstante, erradas.

Em geral, é suposto pelos Thelemitas contemporâneos que ninguém pode conhecer a Verdadeira Vontade de outro, mas no ensaio de Crowley "A Conferência Secreta" (escrito sob o pseudônimo de Gerald Aumont, e prefaciado no The Heart of the Master), ele sugere que uma técnica possa (realmente, deva) ser construída, pela qual a Verdadeira Vontade de um filho pode ser descoberta no nascimento, ou quanto antes possível em vida, para permitir a correta ordenação da sociedade. Especula-se que Crowley tenha um método astrológico em mente, embora subseqüentes desenvolvimentos históricos nos levam a considerar técnicas que envolvem genôma como o melhor candidato para a técnica hipotética.

No tratado de ética de Crowley, o "Dever", ele identificou a Verdadeira Vontade com a Natureza do indivíduo. Essa Natureza capitalizada pode ser comparada com a "Natureza Perfeita" dos primeiros systemas Gnósticos, que era um outro termo para daemonos pessoal ou augoeides, geralmente referenciado por Crowley como o Sagrado Anjo Guardião. (Para o uso do termo "Perfeita Naturaza", veja o "Man of Light in Iranian Sufism" de Corbin.)

"A Mensagem de Mestre Therion", (Liber II) é um documento seminal que tenta delinear a doutrina da Verdadeira Vontade. Através de referência ao "Liber Thisharb", Liber II insinua uma teoria de metempsicose, por meio da qual a Verdadeira Vontade individual é resultante das encarnações anteriores de uma pessoa.

No "De Lege Libellum" (Liber CL), Crowley define a Verdadeira Vontade como a vontade que não se conforma com as coisas parciais e transitórias, mas... procedem firmemente para ao Fim", e na mesma passagem ele identifica esse "Fim" como a destruição da si mesmo em Amor.


Citações de Aleister Crowley

Ver também


   Esta página foi acessada 19 410 vezes.
O Ocultura utiliza o MediaWiki Valid XHTML 1.0 Transitional Valid CSS!