Agape

Thelema template.gif

Thelema
Termos & Conceitos
Livro da Lei
Números em Thelema
Aleister Crowley


Nuit | Hadit | Horus
Babalon | Chaos
Aiwass | Ankh-af-na-khonsu


93
Abrahadabra
Aeons
Agape
Ânsia de Resultado
AUMGN
Dizendo Vontade
Chefes Secretos
Choronzon
Cidade das Pirâmides
Corpo de Luz
Estela da Revelação
Grande Obra
Magick
Noite de Pan
Sagrado Anjo Guardião
Sagrados Livros de Thelema
Verdadeira Vontade

Agape ("Á-ga-pê"), algumas vezes como Agápe, é a tradução portuguesa da palavras Grega Αγαπη, significando "amor". Especificamente, Agape refere-se ao amor espiritual ou "superior", oposto a Eros, o amor "inferior" ou sexual.

No texto Grego original, 1 Coríntios capítulo 13 diz respeito a agape. Mais tarde, nas Bíblias em Latim, o termo foi traduzido como caritas

Os primeiros Cristãos referíam-se aos seus ritos de adoração comum como uma "festa de Agape" que parece ter sido caracterizado por um grupo de atividade sexual, bem como de partilha da Eucaristia.

Agape e Thelema

A palavra Agape é importante para os thelemitas por razões numéricas. O Livro da Lei, no Capítulo I e verso 39, conceitua que "A palavra da Lei é Θελημα" (Thelema), grego clássico que se traduz como "Vontade". Usando a forma mais comum da Gematria grega, Thelema soma 93, que é um número extretamente significante para os thelemitas.

O verso 57 do mesmo capítulo contem a sentença "Amor é a lei, amor sob vontade." Isso parece indicar que Amor e Vontade devem ser balanceados ou equilibrados. Conforme se verificar, embora a palavra não apareça no livro, Agape também enumera 93, assim é comumente usado como um termo Grego equivalente para "amor" no sentido que aparece nesse verso, equilibrando com Thelema. Realmente é o Amor devocional de agape que flui através da Corrente 93.

Aleister Crowley sugere que os Thelemitas usem "Faze o que tu queres há de ser tudo da Lei" como um cumprimento e "Amor é a lei, amor sob vontade" como uma despedida. Usando a numerologia acima, é comum abreviar ambas as frases a "93", especialmente na comunicação verbal. No comunicação informal por escrito entre Thelemitas, é comum ver a saudação retribuida com "93" e a despedida como "93, 93/93" que é uma estenografia para "Amor (93 à esquerda) é a lei, (a vírgula) amor (o denominador) sob (a barra) vontade (o numerador)".

Agape pode ser considerada como um amor devocional de adoração, talvez exemplificado pelo amor de um devoto por seu guru/patrão/deidade etc.. Dentro de Thelema é geralmente usado para denotar o Amor que permeia e impele a criação, preenchendo o coração e olhos do aspirante como um conforme eles fitam o reflexo de Deus no Reino de Malkuth.


   Esta página foi acessada 16 700 vezes.
O Ocultura utiliza o MediaWiki Valid XHTML 1.0 Transitional Valid CSS!