Ocultura:Onde começar

De Ocultura
Ir para navegação Ir para pesquisar
Agora um pouco de pranayama, inspire profundamente.
Retenha por um momento. . . . agora, solte leeeeeeenntamente.

Adicionar coisas no Ocultura não é grande coisa. Realmente não é. Você não precisa ser um expert em Web ou Internet. Você não precisa ser um especialista em Thelema, guru, místico ou um iniciado de qualquer organização. Você só precisa de um browser, alguma habilidade de redação e desejo de ajudar o crescimento mais rápido da principal fonte de Ocultismo, Magia e Thelema do Brasil.

Ainda acha que é muito difícil? Tudo bem, vamos provar que você está errado. Clique nesse link (numa nova janela ou aba se puder):

Zona de Prática

Quando estiver lá, você verá uma caixa de texto. Digite absolutamente qualquer coisa que queira e depois pressione o botão "Salvar Página".

Pronto, você adicionou algo ao Ocultura! Bascimente, isso é tudo que há lá. Você pode entrar na caixa de edição de qualquer artigo, é só clicar no link "editar". Você digita algo e depois clica do "Salvar Página". "Tchan Tchannn!"

Tudo bem, você quer tentar algo mais "real"? Sem problemas, nós temos um tipo de artigo chamado "glossário" que contém uma lista de termos técnicos com uma breve descrição. Por que então você não tenta adicionar um ou dois? Verifique o Glossário de Thelema ou Glossário de Magia, clique em um de seu interesse e procure por ums que esteja em "branco" que você queira/possa definir. Então, clique no botão "editar" na aba acima. Digite umas sentencas perto do seu termo, depois clique em "Salvar Página". É isso!

É claro que há mais material de qualidade a ser adicionado ao Ocultura. Mas o que você acabou de aprender é o básico de tudo, isso é, editar páginas. Se você está pronto para aprender mais, existem algumas páginas na próxima seção que lhe ajudarão a entender melhoro Ocultura e de como fazer contribuições relevantes.

Mas primeiro, lembre-se de relaxar

Aqui estão algumas coisas sobre o Ocultura que devem lhe ajudar a tomar os próximos passoas mais traquilamente a respeito da contribuição:

  • Você não tem que escrever artigos baseados somente no que você sabe. Na verdade, por favor não faça isso! Sendo ela uma enciclopédia, ela deveria ser baseada no que os especialistas têm publicado (como Aleister Crowley). Descubra o que eles escreveram e reporte-os aqui.
  • Você não tem que escrever artigos completos do nada. Poucos o fazem! A maioria dos editores adicionam um pouco aqui e ali. Lembre-se, todos os artigos do Ocultura são abertos para edição de outros e "esperamos e enconrajamos" você a entrar e adicionar material novo a eles.
  • Ocultura não tem nada a ver com "condução" de pessoas à iluminação. Não damos conselhos espirituais, não revelamos segredos místicos e nem mesmo agimos como salvadores ou gurus. Quase tudo que é escrito aqui pode ser achado na biblioteca.
  • Todo mundo está qualificado! Sim, todo mundo! Se pode escrever o equivalente ao uma pequena pesquisa do "ensino secundário", você é capaz de adicionar material ao Ocultura. De fato, veja isso.... se você desejar tomar o humilde dever de corrigir ortografias e sintaxes, conferindo fatos e corrigindo links, você será considerado um editor altamente valioso. Nós precisamos de todos os tipos por aqui.
  • Não existe artigo perfeito. O caminho que leva ao ideal é trilhado por múltiplos editores que adicionam informações que eles podem e colaboram com conteúdo, formatação e gramática. É bem mais valioso adicionar muito material imperfeito do que ter uma gota de contribuições "perfeitas".

Comece com essas páginas

Se você só lê duas coisas, leia essas duas:

  1. Política da Ocultura. Discute o escopo da Ocultura e as regras que governam seu comportamento. Ao se tornar um membro do Ocultura, todos os editores concordam em cumprir estas políticas implicitamente.
  1. Um Tutorial bem simples. Um breve e muito fácil mesmo tutorial sobre o trabalho no Ocultura.

Outras páginas múito úteis:

  1. Como contribuir. O guia para adicionar conteúdo de qualidade.
  2. Common Sources. List of common books in reference format, along with another primer on citing sources.
  3. What Thelemapedia is not. Useful essay explaining the nature of Thelemapedia by explaining what it isn't.
  4. Thelemapedia Power Structure. Who's in charge (answer: for the most part, you).

Mas, o que eu devo fazer?

Existem muitas formas valorosas pelo qual você pode contribuir para o Ocultura:

Comece um novo tópico

Links vermelhos vão para páginas que ainda não possuem conteúdo... apenas clique e escreva. Lembre-se, você tem apenas que começar, outros editores podem ajudá-lo a terminar. Here are pages to help you figure out new topics to add:

  • Página dos Projetos Esta página possui uma lista dos principais projetos do site. Sempre haverão páginas em branco para você começar. No entanto, não deixa de apoiar as páginas já existentes, acrescentando ou alterando informação.
  • Lista de todas as páginas em branco Estas são páginas que estão sendo desejadas, ou seja, existem links que apontam para estes artigos em branco. Escolha alguma delas, e contribua!
  • Comece um novo artigo Apenas tenha certeza de que ele já não exista.

Edite artigos existentes

É igualmente importante a começar, adicionar ou corrigir informações em páginas existentes. Muitas estão incompletas, sem referências ou fora do padrão de nosso livro de estilo. Se quiser, use os links abaixo para procurar páginas que precisam de uma mãozinha:

  • Página dos Projetos Esta página possui uma lista dos principais projetos do site. Sempre haverão páginas em branco para você começar. No entanto, não deixa de apoiar as páginas já existentes, acrescentando ou alterando informação..
  • Páginas curtas Aqui existem páginas que estão com muito pouco conteúdo. Elas precisam de sua ajuda!
  • ' Você também pode optar por traduzir páginas que já existem em outra língua.

Maneiras fáceis e rápidas de contribuir

As seguintes tarefas são muito importantes para o Ocultura, e ajudam a manter a qualidade do site. Se você não tem muito tempo para elaborar um artigo, ou traduzir uma página, esta é outra maneira muito importante de contribuir.

  • Corrigir erros de ortografia e gramática Isso se explica sozinho, não?
  • Formatar Colocando o nome do artigo em negrito no início da página, identando citações, "quebrando" o artigo em seções, ou simplesmente ordenando corretamente uma lista... tudo que ajude a tornar mais fácil e agradável a leitura de um texto!
  • Checar fatos Verificar se o artigo confere com a realidade checando as referências do artigo e realizando outras pesquisas externas.
  • Editar links Adicionar links internos em termos, como por exemplo cabala, neste parágrafo!
  • Adicionar citações e referências Caso você encontre citações sobre o assunto por "autoridades" do tema, ou até mesmo referências do material incluso, não deixe de incluir na seção específica!

Onde eu irei agora?