Ocultura:Como editar uma página

Tabela de conteúdo

Formas de se iniciar uma nova página

  1. Inicie uma página a partir de um link existente.
  2. Inicie uma página editando a URL.
  3. Inicie uma página a partir da Página de testes.
  4. Inicie uma nova página a partir de um índice (obrigatório para as páginas funcionarem).

Começar uma página a partir de um link que já existe

Para criar uma nova página, pode começar a partir do link para o título dessa página. Tal como tem lido nas páginas Wikibooks, verá links para páginas que ainda não foram escritas (como aqui: Exemplo de título de artigo note que isto não é um link funcional). Links para páginas em branco aparecem em vermelho (se é um utilizador autenticado poderá alterar isto para um pequeno ponto de interrogação usando as preferências). Clique no link, e chegará a uma página que diz:

Seguiu um link para uma página que não existe ainda.
Para criar a página escreva na caixa de texto abaixo:

Comece, então, a escrever o seu artigo na caixa de texto. Quando acabar, clique no botão "mostrar previsão" para verificar se a página está em conformidade com a anterior e que não cometeu nenhum erro. Por fim clique em "salvar página".

Começar uma página editando o URL

Uma das formas mais fáceis de começar uma nova página é escrevendo alguma coisa na barra de endereços do navegador, da seguinte forma:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Sample_page_title

Trocando o "Sample_page_title" por qualquer coisa que deseje que a página se chame. Por exemplo: para criar uma página sobre qualquer coisa, escreva:

http://pt.wikipedia.org/wiki/QualquerCoisa


Desta forma você será informado de que ainda não há texto na página. Clique no link "Editar" no topo da página e pronto. Tenha atenção à exatidão e neutralidade com que escreve o seu artigo.

Começar uma página a partir da página de testes

Outra forma de criar páginas é através da Página de testes!

Nota: A sandbox é apagada periodicamente, por isso, lembre-se de guardar as páginas que criou de forma a poder editá-las outra vez. Se é um utilizador registado também irá aparecer nas minhas contribuições que se encontra na barra rápida.


   Esta página foi acessada 5 598 vezes.
O Ocultura utiliza o MediaWiki Valid XHTML 1.0 Transitional Valid CSS!