Ocultura:Boas-vindas

De Ocultura
Ir para navegação Ir para pesquisar

Bem-vindo(a) à Ocultura, uma enciclopédia escrita em colaboração pelos seus leitores. Este site utiliza a ferramenta Wiki, que permite a qualquer pessoa, inclusive a você, melhorar de imediato qualquer artigo clicando em editar no menu superior de cada página. Se tiver dúvidas como editar clique em ajuda de edição (no fundo da página). Sim, você também pode editar!

A Wikipédia em língua portuguesa começou em 2005 a partir da tradução do conteúdo da versão original, em inglês, e cresceu desde logo com a produção de novos verbetes. A comunidade vem crescendo de dia para dia. Porém precisamos de mais colaboradores para podermos ampliar o número de artigos em língua portuguesa e expandir, melhorar e consolidar os que já existem.

Navegando na Ocultura

A Ocultura contém uma vasta quantidade de informação sobre os mais variados assuntos, para não dizer todos. Para explorar um tema, vá até a página principal, encontre o que lhe interessa e comece a exploração. Existe também um campo de busca (na barra à esquerda) que pode ser utilizado para encontrar informação rapidamente. Quando a opção de procura interna estiver desabilitada por motivos de desempenho, utilize a busca do Google.

Caso não encontre algum assunto ou tenha dificuldade de encontrá-lo, registre sua necessidade na lista de solicitação de artigos. Por outro lado, se num artigo não encontrar toda a informação relevante, pode usar a página de discussão desse artigo para colocar as suas dúvidas.

Veja também: Como consultar a Ocultura

Edição

Qualquer um pode editar qualquer página da Ocultura! Clique no separador editar no topo da página que quer melhorar. Não é preciso credenciais especiais registo prévio (ver abaixo). A edição é livre, mas com a liberdade vem a responsabilidade, por isso lhe pedimos que use este recurso de maneira responsável.

Veja também:

Tenho que me registar?

Sim, é necessário registar-se, porém há vantagens para si e para a comunidade, pois ao fazê-lo, entre elas:

  • O seu nome constará numa lista de wikipedistas (utilizadores do site), assim como a sua página de utilizador;
  • A comunidade poderá conhecê-lo, facilitando também a tarefa dos usuários, administradores ou não, que verificam constantemente se estão ocorrendo actos de vandalismo;
  • As suas contribuições poderão ser vistas nas páginas de estatísticas. Você pode entrar para a lista de maiores contribuidores! :)
  • Estando registrado há pelo menos 45 dias e tendo mais de de 100 contribuições válidas, terá direito a voto nas questões em discussão que exijam decisões da comunidade.

Para se registar clique em entrar no canto superior direito. Crie a sua página de perfil e verifique se está registado (logged) sempre que quiser alterar alguma página.

Veja também: Por que registrar-se?

Informações gerais

Comunidade Ocultura

Enquanto lê este texto, pessoas comuns como você e nós constroem laboriosamente este projecto. Inclusivamente neste momento pode estar alguém a alterar esta mesma página.

Não precisa estar registado para contribuir, mas é claro que temos todos o maior prazer em conhecer quem colabora connosco. No entanto, se preferir não se dar a conhecer, vá na mesma direito ao assunto e experimente trabalhar em qualquer artigo que deseje. E por favor, volte sempre e com a frequência que puder. Se for do tipo voluntário e participativo, como nós, decerto ficará entusiasmado em acompanhar a página que mostra as mudanças mais recentes. Você pode (e deve) ser ousado ao actualizar estas páginas. Acima de tudo, divirta-se. Só lhe pedimos que acompanhe a convivência sã deste espaço comunitário.

Normas de conduta

Uma das coisas mais importantes que deve saber é que, para mantermos o nosso objectivo, nós necessitamos seguir algumas normas que lhe pedimos humildemente para respeitar.

  • Tentamos não discutir; este não é um fórum de discussão. Todos tentam, e sempre conseguem, chegar a um consenso sobre o que deve estar escrito nos verbetes. Geralmente procuramos abreviar discussões.
  • Tentamos fazer com que os verbetes tenham a maior imparcialidade possível, o que faz com que mesmo os artigos sobre temas controversos não sejam concebidos como plataforma para qualquer pregação. Lembre-se que está a colaborar numa enciclopédia, o que significa que há muita coisa que ela não é. Os verbetes devem ser de leitura fácil e oferecer explicações claras, não servir de panfletos de propaganda.
  • Caso se sinta constrangido por alterar o trabalho de outrem e pretender dar a sua opinião, questionar ou tecer comentários sobre um artigo, use a página de discussão tendo em conta o que se disse acima.
  • O humor nos artigos é aceitável e pode tornar este projecto mais divertido e mais aprazível. Mas tenha bom senso. A intenção é criarmos um recurso básico e sólido para todas as áreas do conhecimento; não devemos transformá-lo numa grande anedota.
  • Nada de linguagem de baixo calão ou preconceito de qualquer tipo.

Talvez queira rever as coisas a não fazer na Ocultura. Existem outras normas comunitárias codificadas através das ligações listadas abaixo, particularmente a política da Ocultura.

Valor do projeto

Pode a Ocultura parecer algo de inferior qualidade por ser aberta a todos. Em boa verdade, qualquer mau estudante desejoso de mostrar que não é ignorante pode aparecer e despejar lixo; pois que seja bem-vindo! Alguém disse: "Havendo olhos suficientes, todos os erros são óbvios." Uma comunidade aberta a todos há de incluir muita gente culta; rapidamente um estudante universitário, um professor, alguém mais erudito vai corrigir imprecisões ou acrescentar algo... daqui até chegarmos a um "denominador maior" vai um passo. E depois, os "denominadores menores" fogem de abordar matérias que ignoram. Eis por que todos são bem-vindos.


Esperamos que possa divertir-se.


Outros textos introdutórios