Anterior | Índice | Próxima parte

Simbolismo de cada uma das Chaves

Descreverei agora cuidadosamente o simbolismo de cada uma dessas chaves hieroglíficas.

1. O Malabarista ou Mágico . Diante de uma mesa coberta com os utensílios de sua arte está a figura de um malabarista, com uma mão levantada segurando uma varinha (em alguns maços, uma xícara), a outra apontada para baixo. Ele usa um boné de manutenção como o dos reis, cuja aba larga forma uma espécie de auréola em volta da cabeça. Seu corpo e braços formam a forma da letra hebraica Aleph, à qual esta carta corresponde. Ele simboliza a vontade.

2. A Alta Sacerdotisa, ou Papiza. Uma mulher coroada com uma alta mitra ou tiara (a cabeça rodeada por um véu), uma estola (ou cruz solar) no peito e o Livro da Ciência aberto na mão. Ela representa Ciência, Sabedoria ou Conhecimento.

3. A Imperatriz. Mulher alada e coroada sentada num trono, tendo numa das mãos um cetro com um globo encimado por uma cruz, enquanto a outra repousa sobre um escudo com uma águia brasonada em cujo peito está a cruz. Ela é o Símbolo da Ação, resultado da união da Ciência e da Vontade.

4. O Imperador. Ele é coroado (e encostado em um trono, suas pernas formam uma cruz e ao lado dele, sob sua mão esquerda, está um escudo com o brasão de uma águia). Na mão direita ele carrega um cetro semelhante ao da Imperatriz. Seu corpo e braços formam um triângulo, do qual sua cabeça é o vértice, de modo que toda a figura representa um triângulo acima de uma cruz. Ele representa a Realização.

5. O Hierofante ou Papa. É coroado com a tiara papal e sentado entre os dois pilares de Hermes e de Salomão, com a mão direita faz o sinal do esoterismo e com a esquerda apoia-se num bastão encimado por uma cruz tripla. (Diante dele ajoelham-se dois ministros.) Ele é o símbolo da Misericórdia e da Beneficência.

6. Os Amantes. Isso geralmente é descrito como representando o Homem entre o Vício e a Virtude, enquanto um gênio alado ameaça o Vício com seu dardo. Mas estou bastante inclinado à opinião de que representa o Microprosopus Cabalístico entre Binah e Malkuth (ver meu Kabbalah Unveiled), enquanto a figura acima mostra a Influência descendente de Kether. Geralmente é considerado como Prova ou Julgamento; mas estou inclinado a sugerir Disposição Sábia como seu significado.

7. A carruagem. Este é um símbolo muito complicado e importante, que foi restaurado por Eliphas Levi. Representa um Conquistador coroado e portando um cetro, andando em uma carruagem cúbica, encimada por quatro colunas e um dossel, e puxada por dois cavalos, um dos quais olha para frente, enquanto o outro vira a cabeça em sua direção. (Duas rodas são mostradas na figura completa de uma só cabeça.) Representa o Triunfo e a Vitória da Justiça e do Julgamento.

8. Justiça. Mulher coroada e sentada num trono (entre duas colunas), segurando na mão direita uma espada vertical e na esquerda a balança. Ela simboliza Equilíbrio e Justiça.

9. O Eremita. Um homem velho e barbudo, envolto em um manto e com a cabeça coberta por um capuz, carregando na mão direita a lanterna da ciência oculta, enquanto na esquerda segura sua varinha mágica meio escondida sob o manto. Ele é Prudência.

10. A Roda da Fortuna . Uma roda de sete raios (as duas metades das cartas de duas cabeças formam oito raios, o que é incorreto) girando (entre duas colunas verticais). No lado ascendente está um animal subindo, e no lado descendente está uma espécie de macaco descendente; ambas as formas estão ligadas à roda. Acima está a forma de um anjo (ou uma esfinge em alguns) segurando uma espada em uma mão e uma coroa na outra. Este símbolo muito complicado está muito desfigurado e foi bem restaurado por Levi. Simboliza a Fortuna, boa ou má.

11. Força ou Fortaleza. Uma mulher coroada com coroa e boné de manutenção, que calmamente, e sem esforço, fecha as mandíbulas de um leão furioso. Ela representa a Força.

12. O Enforcado. Este símbolo extraordinário é quase ininteligível nas cartas de duas cabeças. Apropriadamente, representa um homem pendurado de cabeça para baixo em uma espécie de forca por um pé (suas mãos estão amarradas atrás das costas de tal maneira que seu corpo forma um triângulo com a ponta para baixo) e suas pernas uma cruz acima dele. (Dois sacos ou pesos estão presos às suas axilas.) Ele simboliza o Sacrifício.

13. Morte. Um esqueleto armado com uma foice (com a qual ele corta cabeças em um prado como se fosse grama). Ele significa Transformação ou Mudança.

14. Temperança Um anjo com o sinal do Sol na testa Derramando líquido de um recipiente para outro. Ela representa Combinação.

15. O Diabo. Um demônio com chifres e asas com garras de águia (em pé sobre um altar ao qual dois demônios menores estão presos por uma coleira e uma corda). Na mão esquerda ele carrega um cetro com cabeça de fogo. Ele é a imagem do Destino ou da Fatalidade, do bem ou do mal.

16. A Torre Atingida por um Raio. Uma Torre cuja parte superior é como uma coroa, atingida por um raio. (Dois homens caem de cabeça, um dos quais está numa atitude que forma a letra hebraica Ayin.) Faíscas e detritos estão caindo. Mostra ruína, ruptura.

17. A estrela. Uma figura feminina nua derrama água sobre a terra de dois vasos. Nos céus acima dela brilha a Estrela Flamejante dos Magos (cercada por outras sete), árvores e plantas crescem sob sua influência mágica (e em uma delas pousa a borboleta de Psique). Ela é a estrela da Esperança.

18. A Lua. A lua brilhando no céu, gotas de orvalho caindo, um lobo e um cachorro uivando para a Lua, e parados ao pé de duas torres, um caminho que se perde no horizonte (e está salpicado de gotas de sangue, um lagostim emblemático do signo de Câncer, regido pela Lua, rasteja pela água em primeiro plano em direção à terra). Simboliza Crepúsculo, Decepção e Erro.

19. O Sol. O Sol enviando seus raios sobre duas crianças, que sugerem o signo de Gêmeos. (Atrás deles há um muro baixo.) Significa Felicidade Terrena.

20. O Juízo Final. Um anjo nos céus tocando uma trombeta, à qual está anexado um estandarte com uma cruz. Os Mortos levantam-se dos seus túmulos. Significa Renovação, Resultado.

0. O Enforcado. Um homem com boné de bobo, vestido de bobo da corte, com uma bengala e uma trouxa no ombro. Diante dele está a borboleta do prazer que o atrai (enquanto em algumas matilhas um tigre, em outras um cachorro, o ataca por trás). Significa Loucura, Expiação.

21. O Universo. Dentro de uma guirlanda de flores está uma figura feminina nua, exceto por um lenço leve. Ela representa a Natureza e a Presença Divina nela. Em cada mão ela deveria carregar uma varinha. Nos quatro ângulos da carta estão os quatro animais querubins do Apocalipse. Acima, a Águia e o Homem; abaixo, o Leão e o Touro. Representa Conclusão, Recompensa.

Assim, toda a série dos vinte e dois trunfos dará uma sentença conectada que pode ser lida assim: - A Vontade Humana (1) iluminada pela Ciência (2) e manifestada pela

A ação (3) deve encontrar a sua Realização (4) em atos de Misericórdia e Beneficência (5). A Disposição Sábia (6) deste lhe dará a Vitória (7) através do Equilíbrio (8) e da Prudência (9), sobre as flutuações da Fortuna (10). A Fortaleza (11), santificada pelo Sacrifício de Si Mesmo (12), triunfará sobre a própria Morte (13) e, portanto, uma Combinação Sábia (14) permitirá que ele desafie o Destino (15). Em cada Infortúnio (16) ele verá a Estrela da Esperança (17) brilhar no crepúsculo da Decepção (18); e a Felicidade final (19) será o Resultado (20). A loucura (0), por outro lado, trará uma recompensa maligna (21).

Para preparar o baralho para a adivinhação, escreva no topo de cada carta seu número e significado quando estiver na posição correta, e na parte inferior seu significado quando invertido. Para facilitar isso e ajudar na leitura, acrescento aqui uma lista de cartas com os significados, que, creio, responderão a todos os propósitos práticos. I. significa Invertido.

Anterior | Índice | Próxima parte


Old-books-feat.jpg Este conteúdo pertence à Projeto de Livros Raros, que visa disponibilizar obras de relevância à Tradição Esotérica Ocidental. Quer sugerir algo? Não hesite daemonos@ocultura.org.br



Esta artigo pertence às categorias Tarot.
Conheça mais Categorias do Ocultura